16 de Julho: Dia do Comerciante

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) homenageia os empresários de São Carlos pelo Dia do Comerciante, celebrado neste sábado (16). A associação lembra que o comércio desempenha um importante papel na economia local e na geração de renda e emprego.

A data foi instituída pela Lei 2.048, em 1953, em memória de José Maria Lisboa, mais conhecido como Visconde de Cairu, patrono do Comércio por sua contribuição à abertura do comércio brasileiro com as nações amigas. Comemorada anualmente em 16 de Julho, a data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, vendendo produtos e serviços.

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade essencial para o desenvolvimento e crescimento econômico do país. É um setor extremamente amplo, que responde por quase metade da mão de obra empregada em todo o mundo, sendo uma das áreas mais importantes da economia global, por compreender serviços essenciais à sociedade e, ainda, por alocar grande parte da mão de obra.

Este ano a data tem um sabor ainda mais especial, afinal depois de tantas restrições em virtude da pandemia, devemos prestar muitas homenagens a todos aqueles que conseguiram sobreviver a esse período, mas também, a todos aqueles que, embora tenham tentado manter sua empresa viva, não conseguiram, porque as dificuldades foram gigantescas.

Para muitos faltou apoio, ou não chegou a tempo, mas certamente nunca faltou o empenho para manter seu negócio, porque é da natureza do empresário lutar por sua empresa e sonhos!

Para aqueles que resistiram, apesar das dificuldades ainda existentes, esperamos que a melhora, embora ainda lenta e gradativa, permita que possam continuar as atividades com a coragem, dedicação, inovação e a esperança que caracteriza o espírito empreendedor.

A incerteza persiste, as dificuldades e desconfiança ainda são grandes, mas o comerciante brasileiro é acima de tudo um forte que luta por seu negócio, por seus objetivos e sabe o quão importante é para seus colaboradores e para desenvolvimento de sua cidade, estado e país.

Quem move o comércio e tanto ajuda na economia merece todo o reconhecimento! Comerciante parabéns pelo seu dia!