ACISC

Banco de Curriculos

 

Palestra sobre "Consciência Negra" na ACISC é sucesso de público

 
23/11/2017
 

Diálogos abordaram a importância da igualdade, respeito e união.


O Dia da Consciência Negra em São Carlos foi marcado com a palestra "Consciência: prosa, história e reflexão", realizada pela ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), na última segunda-feira (20).


Com temas de grande relevância para a data e auditório lotado, o público participou de diálogos sobre a importância da igualdade, respeito e união.

"Agradecemos à ACISC por ceder o espaço e realizar este evento. Com meu pequeno empreendimento econômico em São Carlos, sou associada à ACISC, e não imaginava um dia participar de uma palestra maravilhosa como essa. Estou muito feliz", disse a empreendedora, Digenir Chaves Fugazza.


A professora Carmelita Maria da Silva destacou a importância do negro no mercado de trabalho.

"Esta data é um marco para os negros, principalmente em São Carlos, pois se faz necessária a discussão sobre a dificuldade de encontramos os negros no mercado de trabalho. E estamos muito felizes em participar deste evento realizado pela ACISC, pois ela é a entidade que representa o comércio e uma grande classe de empresários".


Dados históricos e relevantes sobre o negro no Brasil também foram abordados por Vanderlem Amaral da Costa, que também recitou um poema e emocionou o público presente. "Atualmente existe o racismo velado, mas antigamente era algo brutal, muito diferente e também muito sofrido", relatou.


Convidado para falar sobre racismo e injúria racial, o juiz de juiz titular da Primeira Vara da Família e Sucessões, Dr. Paulo Cesar Scanavez, também comentou sobre a dignidade da pessoa humana.

"Devemos nos libertar de nossos preconceitos, de nossas energias discriminatórias, precisamos valorizar e romper o nosso estado apático".


A participação de homens e mulheres negros no processo de desmonte da escravidão foi o tema da apresentação da Dra. Joana DArc de Oliveira. "A história dos negros em São Carlos é pautada no protagonismo da população negra, e na resistência à escravidão. Porque no momento em que a escravidão começou a ruir, por volta de 1880, vários municípios do oeste paulista, passaram a ser alvo de especulação por conta das revoltas e manifestações que aconteciam, envolvendo negros e negras em busca da liberdade", explicou.


 Confira as fotos do evento no Facebook da ACISC: CLIQUE AQUI!



Certificado Digital

 

Portal Educação