ACISC

Banco de Curriculos

 

Outubro Rosa: ACISC realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama

 
26/10/2017
 

Associadas, empresárias e colaboradoras puderam esclarecer dúvidas sobre o assunto.


A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), realizou nesta quinta-feira (26), a palestra "Conscientização do Câncer de Mama" para incentivar o autoexame e explicar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento. O bate-papo aconteceu em razão do Outubro Rosa e propôs a reflexão sobre o tema de maneira informativa e dinâmica.



A vice-presidente da ACISC, Ivone Manente Zanquim, destacou a importância da ação.

"Estamos muito felizes em promover essa palestra na ACISC, poder falar sobre a prevenção do câncer de mama, pois quanto mais falamos sobre o assunto, mais sabemos lidar e conseguimos encontrar o apoio necessário", disse.


O público formado por mulheres associadas, empresárias e colaboradoras da ACISC aproveitou o encontro para esclarecer dúvidas sobre a doença e saber como prevenir.

"Esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo. Fazer o autoexame é muito simples, pode ser realizado frequentemente e se qualquer anormalidade for detectada, procure um médico. E as mulheres acima dos 40 anos precisam fazer a mamografia", explicou a enfermeira da rede pública de saúde, Cintia Petromilli de Souza.



A psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico, Alessandra Groppa, contou sobre os fatores que contribuem para as chances de incidência da doença.

"Nem sempre a doença é um fator genético, mas a soma de vários fatores como o estresse do dia a dia, a falta da prática de exercícios físicos e a alimentação inadequada. Por isso, a importância do cuidado próprio e o olhar com mais atenção para o nosso corpo, além da mudança de alguns hábitos e rotinas", disse Alessandra.


A palestra foi de orientação, mas também de emoção com o relato das mulheres do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama.

"Ficamos com o depoimento das mulheres que tiveram câncer, elas compartilharam suas histórias de superação e vitória, gostamos muito", completou a supervisora da ACISC, Denise Salla.