ACISC

Banco de Curriculos

 

Aula aberta sobre Guimarães Rosa e a cachaça do norte de Minas

 
25/04/2017
 

Evento acontece dia 26 de abril, no Centro Cultural Espaço 7


Nesta quarta-feira (26), o Centro Cultural Espaço 7 recebe o pesquisador e escritor, Maurício Ayer para dar uma aula sobre Guimarães Rosa e a cachaça do norte de Minas. O evento tem entrada gratuita e inclui degustação de cachaças.



No encontro, Maurício Ayer abordará a história da cachaça envelhecida na amburana, tradicional da região onde se passa boa parte das estórias contadas pelo escritor Guimarães Rosa.

Maurício Ayer é um pesquisador de cultura e história, e seus trabalhos costumam estabelecer conexões inspiradoras entre diversas áreas do conhecimento, como literatura, música, filosofia e, também, a gastronomia e a cachaça. Seu percurso acadêmico começou com a música, formando-se em composição e regência (FASM, 2000), e seguiu com doutorado e pós-doutorado em literatura pela FFLCH/USP, com especialização na Université Paris 8.

Em 2013, Maurício formou-se Sommelier de Cachaças pelo Senac, com o mestre Jairo Martins, e alambiqueiro em curso oferecido pelo Engenho Santa Rufina. Neste mesmo ano, apresentou-se com a confraria Cachaceiros da Távola Redonda no MESA Brasil, evento internacional promovido pelo Senac-SP. Em 2014, especializou-se em madeiras e envelhecimento de cachaças no Senac.  

Desde 2015, Maurício Ayer presta consultoria para o Senac-SP no desenvolvimento de materiais didáticos e pesquisas sobre cachaças e outros temas. 


Serviço:

"Guimarães Rosa e a Cachaça" com Maurício Ayer

Data: 26/04 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Espaço 7 (Rua 7 de Setembro, 1441, Centro - São Carlos/SP)

Reserva de convites e informações - Projeto Contribuinte da Cultura: (16) 3307-5691

ENTRADA GRATUITA


Certificado Digital

 
Portal Educação