Banco de Curriculos

Impostômetro registra R$ 300 bi de arrecadação

01/04/2010

O Impostômetro atinge hoje o montante de R$ 300 bilhões. Instalado na fachada da sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista, a ferramenta mede e apresenta em tempo real a arrecadação de tributos pelos governos municipais, estaduais e federal. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que calcula os valores recolhidos, houve aumento de 14,5% na arrecadação desde o início de 2010 sobre igual período do ano passado. Em 2009, a cifra foi registrada em 13 de abril.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, afirmou que "o Impostômetro comprova que menos tributos geram mais vendas e mais arrecadação. A prova disso é que os R$ 200 bilhões foram arrecadados este ano sete dias antes e os R$ 300 bilhões com 12 dias de antecipação em relação ao ano passado". Expansão - Para o presidente do Instituto de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike, houve sucessivos recordes de arrecadação no primeiro trimestre deste ano e a tendência é de crescimento nos próximos meses.

Diversos setores da economia, como a indústria, esperam que o nível de atividade se mantenha ou se eleve no curto e médio prazos. Com isso, haverá mais produção de bens de consumo e a consequente elevação nas cifras arrecadadas. Com os R$ 300 bilhões, é possível construir mais de 14,4 milhões de casas populares, mais de 24,7 milhões de salas de aula equipadas, instalar mais de 3,7 milhões de quilômetros de redes de esgoto e pagar mais de 719, 4 milhões de salários mínimos.

Pode-se, também, adquirir mais de 4,2 milhões de ambulâncias equipadas e construir mais de 1,1 milhão de postos de saúde. No Impostômetro, que pode também ser acompanhado pela internet (www.impostometro.com.br), as projeções das arrecadações futuras são elaboradas a partir do crescimento médio dos tributos.

Elas levam em conta os resultados dos três anos imediatamente anteriores e seus ajustes ocorrem segundo as sazonalidades. O internauta pode ainda acompanhar o avanço da arrecadação em determinados municípios, estados e por períodos de tempo.