Banco de Curriculos

SIAEXP - Banco de Dados sobre Empresas Exportadoras

12/01/2009

Há cerca de dois meses, a ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) disponibiliza o acesso ao SIAEXP (Sistema de Informações de Apoio às Exportações do Estado de São Paulo), um completo banco de dados para a divulgação de empresários com potencial de exportação.

De acordo com o presidente da ACISC, José Eduardo Casemiro, a ferramenta visa aumentar a rentabilidade dos produtores sãocarlenses de micro, pequeno e médio portes, permitindo maior competitividade nas operações. "A agilidade e a praticidade da internet facilitam a formação de arranjos produtivos e de exportação dos mais diversos segmentos ", justifica.

Para Casemiro, a principal vantagem do SIAEXP é a redução dos custos médios de produção e comercialização de mercadorias. "Além disso, os usuários podem compartilhar a compra de matérias-primas e insumos, de contratos de manufatura e de comercialização externa", conclui o presidente da ACISC.

Abrangência - Constituído por sócios das inúmeras entidades da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), o SIAEXP torna-se um instrumento permanente de prestação de serviços a esses profissionais, que podem iniciar a internacionalização de suas atividades, evoluindo para a emissão de Certificados de Origem.

Durante a fase inicial, o sistema possibilita a divulgação do potencial exportador de cada município que o integra. Nas etapas subseqüentes, permite a veiculação das características dos empresários, da tecnologia de produção e da distribuição física dos produtos; garantindo o desenvolvimento de ações que irão atender às necessidades da categoria.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (16) 3372 2100 e 3372 5544.