Banco de Curriculos

Confirmada expectativa para o Natal

23/12/2003

São Carlos (SP) - 23/12/2003 - De Agosto à Novembro, o economista Paulo Cesar Brigante coordenou as sondagens realizadas com cerca de 200 empresas são-carlenses, distribuídas segundo a representatividade de diversos setores da economia local. O relatório produzido pelo Departamento de Economia da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) incluiu uma pesquisa sobre a expectativa dos lojistas quanto ao faturamento esperado para o perído natalino. Em recente checagem dessas expectativas, finalizada na manhã do dia 23, ocorreu a confirmação da tendência que foi apontada em Novembro. "Empresas que no final de Novembro não acreditavam em um crescimento do faturamento acabaram por confirmar a tendência apontada por nós quando analisamos o estudo realizado", declarou Paulo Brigante ao referindo-se aos segmentos de bens duráveis e não duráveis, cuja a análise apontava uma expectativa de crescimento por parte da maioria dos empresários pesquisados. As empresas desses setores declararam variação positiva de 10 à 15 %, se comparado com o mesmo período do ano anterior. O economista informou também que setores que não se beneficiam tradicionalmente da sazonalidade típica de Dezembro, como é o caso do setor da construção civil, foram excluídos da checagem realizada entre os dias 22 e 23 pelo departamento. A íntegra da análise produzida pelo departamento de economia encontra-se na ACISC.